55 ANOS EM GRANDE ESTILO

Previous Next

Jaramataia teve uma de suas maiores festas de emancipação política, o evento iniciou na segunda feira com a comemoração ecumênica e um show de música gospel, esse evento realizado pela igreja Assembleia de Deus e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Jaramataia. O show atraiu centenas de evangélicos e católicos que se reuniram em louvor a um só Deus e este ano a comemoração teve a participação da cantora gospel Eveny Braga e o Pastor Márcio Peixoto.

Jaramataia completou 55 anos de emancipação na última terça, dia 20, pela manhã uma queima de fogos anunciou as festividades, logo após deu inicio as tradicionais corridas de rua e de ciclismo. A valorização do esporte é uma preocupação da gestão do prefeito Jefferson Torres Barreto.

A Santa Missa foi celebrada com a participação da comunidade e de diversas autoridades locais e estaduais. O grande momento de agradecimento ocorreu na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.

As comemorações seguiram com o hasteamento dos pavilhões e a cerimônia do selo comemorativo. Movida por muita emoção a cerimônia contou com a presença do ex-prefeito e empresário Beto Barreto, o grande homenageado. A equipe dos Correios parabenizou a família Barreto pelos serviços prestados a toda a população de Jaramataia no decorrer de sua história.

Uma grande maratona de inauguração ocorreu no dia que Jaramataia completou 55 anos de emancipada. Foram entregues obras de suma importância para a população: No povoado São Pedro, a entrega de um chafariz e reforma e recuperação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No povoado Altão, entrega de um bebedouro bovino que ajudará aos pequenos produtores de leite e criadores de gado a matar a sede do seu rebanho, com o espaço destinado aos animais os pequenos criadores e produtores contarão com uso total de suas propriedades, não precisando construir barragens em suas terras, ato que diminuirá consideravelmente o tamanho da área. O posto de saúde Emanuel Barreto foi entregue a população reformado e pavimentado melhorando o atendimento e o acessos aos usuários, outro serviço entregue a população do povoado Altão foi um chafariz.

No Povoado Campo Alegre a população recebeu um chafariz público e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos reformado. As inaugurações e entregas de reformas seguiram para a zona urbana da cidade onde o IAPREJAL – Instituto de Aposentadoria, Previdência e Pensões de Jaramataia - e o Gabinete do prefeito foram inaugurados.

O desfile cívico contou com a presença de várias autoridades, prefeitos e o deputado estadual Severino Pessoa. Mesmo chovendo as bandas marciais e de fanfarra se apresentaram e encantaram o público. Logo após o desfile as apresentações artísticas se iniciaram com Advogados do Forró, Jorge de Altinho e encerrando com Zelito e Expresso Forronejo.

A cidade A origem do município, datada por volta de 1882, é a fazenda Jaramataia, de Manoel Barbosa Farias. Naquela época, havia apenas uma pequena casa onde residia uma senhora conhecida como Luiza. Exatamente onde se encontra hoje construída a cidade era a sede da fazenda.

Pouco tempo depois chegou ao local Dezinho Barbosa de Amorim, que começou um pequeno sítio. Os oito filhos do seu casamento continuaram na região formando suas próprias famílias e fazendo crescer o povoado: a Jaramataia dos Barbosa. O nome se originou da grande quantidade de jaramataias - árvores abundantes que cobriam parte das terras.

Em 1900 foi construída a primeira capela do povoado. Cinquenta e quatro anos depois foi concluída a atual matriz de Nossa Senhora da Conceição. O povoado cresceu rápido e em 1961 foi elevado à condição de distrito. O desenvolvimento fez alguns grupos pedirem a emancipação, tendo como líderes Olavo Barbosa de Oliveira, José Barbosa Cézar, Aurélio Barbosa César, José Azarias Barbosa, José Maria Cavalcante e José Cícero Barbosa.

A autonomia aconteceu por força de Lei 2.444, de maio de 1962, oficialmente em junho, com território desmembrado de Batalha. O município de Jaramataia é um dos maiores produtores de leite do Estado.