Peixamento do Açude

« Voltar Postado em 17 de Julho de 2017
Peixamento do Açude

A colônia de pescadores de Jamataia ganhou reforço na entrega de 30 mil alevinos que foram introduzidos no Açude do município. A ação faz parte da parceria da Prefeitura Municipal, gestão Jefferson Barreto, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Municipal Agricultura, que tem como Secretário Aécio Ferreira, e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura seu Secretário Álvaro Vasconcelos e pela Superintendência de Aquicultura da Secretaria de Agricultura do Estado que é gerida pelo superintendente Manoel Sampaio.

O peixamento adiciona vida ao açude e contribui para desenvolvimento econômico local. O prefeito Jefferson Torres Barreto participou da solenidade e agradecendo a parceria afirmou que “a ação tem impacto positivo e grande valor econômico, cultural e ambiental. “Com o peixamento, toda a população se beneficia, os pescadores obtém alimentos, renda e os demais moradores ganham melhoria na qualidade de vida, os peixes trazem vida para as águas e pão para as mesas de quem depende do açude para sobreviver”.

O açude que há pouco tempo estava seco, com as chuvas, a vida volta a tomar conta de todo o espaço que outrora estava tomado pela terra rachada e pela areia. A população encantada por ver a vida voltar ao seu cume, não se cansa de admirar o grande milagre da natureza.

Alem do Prefeito Jefferson Torres Barreto se fizeram presentes na solenidade Álvaro Vasconcelos, Secretário de Agricultura do Estado de Alagoas; Manoel Sampaio, Superintendente de Aquicultura da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas; os vereadores por Jaramataia Caio de Vavá, Railane Oliveira e a presidente da Câmara de vereadores Márcia Barbosa; A Secretária Municipal de Saúde, Tereza Cassandra; a Secretária de Educação, Rita Nunes; o Secretário de Administração, Wilson Barbosa Rodrigues; o Secretario de Viação e Obras, João Pinheiro; o Secretário Municipal de Agricultura, Aécio Ferreira dos Santos; Representante da colônia de pescadores, Sr. Aluizio; o Diretor de Comunicação, Alex Oliveira, que conduziu o cerimonial do evento e a presença do Vice-prefeito Rubinho Rodrigues.

O Secretário Municipal de Agricultura resaltou a importância do peixamento do açude de Jaramataia. “É um momento histórico para o povo, agora nossos produtores precisam aguardar o momento para que os peixes possam estar prontos para serem consumidos. A chuva veio, o peixe veio agora só nos falta aguardar o momento de consumo”, concluiu Aécio Ferreira .

O Secretário de Agricultura do estado, Álvaro Vasconcelos e Manoel Sampaio, Superintendente de Aquicultura da Secretaria de Agricultura do Estado afirmaram que com planejamento a Secretaria Estadual poderá enviar cerca de 10.000 alevinos por mês, garantindo assim alimento para todos por um longo período.

Na avaliação do Prefeito Jefferson Torres Barreto dos beneficiados, o peixamento acontece no melhor momento, pois com as abençoadas chuvas que banham o nordeste trouxeram um bom volume de água ao município. Com as chuvas a prefeitura conseguiu parcerias importantes que geraram bons frutos. As sementes chegaram na hora certa, os tratores araram as terras para o inicio do plantio e agora recebemos mais de 30 mil alevinos. São tilápias, chiras, tambaquis, piabas e camarões nativos que em poucos meses irão alimentar nosso povo. Jefferson agradeceu ao Secretário Álvaro por se pronunciar em favor da aquisição de um trator para o município e finalizou suas palavras pedindo a população que respeitem o tempo dos alevinos. “Temos que aguardar que esses alevinos cresçam e se reproduzam, para que o alimento não falte na mesa do trabalhador”, concluiu o prefeito Jefferson Torres Barreto.