Dia de Campo em Jaramataia

« Voltar Postado em 9 de Setembro de 2017
Dia de Campo em Jaramataia

Preocupada com os agricultores do município a gestão “Juntos Por Um Novo Tempo” busca melhores condições para a agricultura familiar. Em parceria com a assistência técnica da Emater Alagoas, a prefeitura de Jaramataia promove “um dia de campo” para mostrar as técnicas que transformam o mata pasto em alimento para o rebanho. O que gerava transtorno agora serve de alimento nutritivo e se transforma em alternativa para alimentação no período de seca.

O mata-pasto (Senna obtusifolia (L.) Irwin & Barneby), leguminosa de larga ocorrência natural no Nordeste, apesar de não apreciada pelos ruminantes quando verde, é muito consumida quando naturalmente seca. Apresenta, portanto, a possibilidade de ser usada como feno, para diminuir a carência alimentar da época seca. Este trabalho teve como objetivo a determinação dos percentuais de proteína bruta (PB), fibra bruta (FB), extrato etéreo IEE), cálcio (Ca) e fósforo (P), na planta inteira, caule e folhas do mata-pasto, em diferentes idades. Coletaram-se, mensalmente, dos 30 aos 180 dias de idade, cinco amostras de 0,5 x 0,5 m para a análise da planta inteira e outras cinco para caules e folhas. 

A PB diminuiu com a idade das plantas, sendo maior nas folhas (11,75% - 28,63%) e menor nos caules (2,44% - 22,46%). A FB foi maior nos caules (29,50% - 48,50%) do que nas folhas (8,28% - 10,52%), aumentando com a idade. O EE pouco variou em relação às partes da planta, como tambem com a idade (2,91% - 3,34% nas folhas e 0,83% - 1,04% nos caules). O P decresceu com a idade, sendo de 0,16% - 0,28% nas folhas e 0,11% - 0,20% nos caules. O Ca foi também mais alto nas folhas (1,33% - 3,07%), onde aumentou com a idade, enquanto decresceu nos caules e na planta inteira. 

Todas as variáveis tiveram, na planta inteira, valores intermediários entre os observados nas folhas e nos caules. O mata-pasto é uma planta nutricionalmente adequada, com seu corte para fenação por volta de 120 dias.

Os produtores se sentem acolhidos em ver a busca incessante da gestão atual para o desenvolvimento de todos os setores produtivos do município. Essas ações promovem o desenvolvimento local e a distribuição de renda entre os munícipes.